← Back Published on

Diário de Bordo: Trilha da Vida 2022.2

Sumário

1. Introdução

2. Aulas da disciplina de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II

3. Mostra de Estágio

4. Planejamento: reuniões do projeto

5. Regência e observação: encontros com os alunos

6. Conclusão

1. Introdução

Justifico a minha escolha em participar do projeto Trilha da Vida devido a minha rotina de trabalho se encaixar melhor dentro dos horários do projeto e declaro que desenvolvi as competências e habilidades necessárias, assumindo com responsabilidade as tarefas delegadas a mim pelas minhas supervisoras de estágio Dayse Muniz e Tatianne Gomes. A informação sobre a possibilidade de convalidar as horas de estágio por meio de participação em projeto se encontra no item 15 do Regulamento de Estágio, anexado abaixo.

Observação: os pais dos alunos assinaram a autorização de direito de imagem.

2. Aulas da disciplina de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II

09/08 - Avaliação

Foram passadas orientações sobre como seria feita a avaliação, com algumas mudanças que facilitariam o processo para nós, porém, em algumas aulas para frente, descobrimos que as mudanças não poderiam ser aplicadas nesse semestre.

  • Diário de Bordo (6,0);
  • Vídeo com a aplicação do Design Thinking (miniaula em Língua Portuguesa) 2,0: não tivemos tempo hábil para realizar essa atividade e os pontos foram redistribuídos entre as outras atividades avaliativas (1 ponto para a mostra e 1 ponto para a participação em sala);
  • Mostra de Estágios (3,0);
  • Participação ao longo do semestre (1,0);
  • O restante permaneceria igual ao semestre passado;
  • Não seria mais possível participar do Na Moral, apenas do Trilha da Vida, que sofreu uma repaginada;
  • Análise do Novo Ensino Médio (currículo em movimento);

Distribuição de horas (também sofreria alterações positivas, mas não foi possível):

  • 20h - Análise Documental;
  • 30h - Observação do ambiente escolar (infraestrutura);
  • 20h - Observação do Trabalho Docente;
  • 30h - Regência;

Em seguida, fizemos uma atividade bem legal com o uso de um QR CODE que nos direcionava para o site Mentimeter, onde deveríamos escrever palavras que expressassem o que esperávamos da disciplina de Estágio II. Minhas palavras foram crescimento e autoestima.  Acredito que consegui adquirir o que eu esperava, na medida do possível.

16/08 - Preenchimento TCE e lista do Trilha da Vida

Neste momento, eu queria participar do Trilha da Vida, mas ainda não tinha certeza se conseguiria por conta dos horários (eu estava procurando emprego e não sabia qual seria o meu horário de trabalho). Algumas aulas depois eu até cheguei a preencher os documentos para estagiar em escola (a professora Alliny me aconselhou) e eles foram assinados, mas no final não precisei e deu tudo certo para eu participar do projeto e eu cresci bastante em áreas que eu estava precisando como o planejamento de aula.

23/08 - Observações sobre o Diário de Bordo e resolução de problemas com relação a documentos pendentes no CAA)

30/08 - Diário de Bordo do semestre passado de dois alunos, um deles foi o meu amigo Eron

A professora comentou que sentiu falta das nossas impressões sobre os documentos, de conceitos prontos e ''pitacos''. Destacou que ambos os diários traziam uma análise completa e adequada, uma delas mais detalhada e a outra mais sucinta. Deveríamos apresentar uma crítica sobre a ausência do que se deve ensinar na BNCC, possíveis fragilidades e a relação com a realidade da escola. Um problema citado nos dois diários foi o fato de alunos do 7º ano não saberem ler e escrever, o que se classifica como um problema geral. Foi muito triste e preocupante pensar nisso. Nessa aula, o nosso colega Cláudio foi subir na cadeira para ligar o projetor e passou mal, o que nos fez refletir sobre o que o professor (nós) faria se um aluno passasse mal na sua sala de aula e que os professores deveriam ter um curso de primeiros socorros (Lei Lucas). O nosso colega foi atendido por uma moça da enfermagem e ficou bem. Também conversamos sobre banheiros de escola e o que podem ocorrer dentro deles: acidentes, brincadeiras, beijos.

06/09 - O meu diário foi mostrado pela professora e eu fiquei muito feliz e orgulhosa de mim mesma :)

A disposição dos documentos foi destacada pela professora, assim como a citação do item 15. PROJETOS EXTENSIONISTAS E/OU INVESTIGATIVOS e o fato de eu ter relatado os dias que eu não estava presente nas aulas sob a perspectiva de um colega que estava. A professora também falou como a BNCC possui currículos para diferentes regiões e como o currículo em movimento é o documento principal, assim como sobre a relação professor-estudante e estudante-estudante. Também conversamos sobre a presença de café e ventilador nas escolas e o fato de os professores fazerem uma vaquinha para comprar o café que eles consomem na sala dos professores.

13/09 - A professora não pôde comparecer à aula porque estava com problemas de saúde.

20/09 - Rotatividade, contrato temporário (maioria)

Falamos sobre diferentes tipos de jornadas da Secretaria de Educação, o que foi bem interessante de saber. A professora sempre nos incentiva a entrar para a Secretária, o que é uma grande motivação para nós. Também falamos sobre a necessidade de que LIBRAS fosse uma disciplina inserida desde a Educação Básica e como, na verdade, surdos passam por uma Educação Linguística. O diário de bordo do nosso colega Miquéias foi mostrado, inclusive ele precisou trancar o curso, o que foi uma pena. A parte mostrada do diário dele foi a de análise da BNCC e do Currículo em Movimento, onde cada caderno abrange uma etapa da Educação Básica.

27/09 e 04/10 - A professora não pôde comparecer à aula por motivos de saúde. Ficamos bem preocupados com a ausência dela em algumas aulas, mas ela ficou bem.

11/10 - A professora passou um vídeo sobre Fake News (Por que você acredita em Fake News? do canal do Youtube Nerdologia) que falava sobre massacre, Israel x Palestina, efeito da mídia hostil, avaliação da habilidade do apresentador (exemplo da cartela de cigarro; os alunos quiseram ouvir melhor o que mais lhe interessava; efeito Dr. Fox - uma correlação observada entre a expressividade do professor, a cobertura do conteúdo, a avaliação do aluno e o desempenho do aluno;), a problemática de procurar notícias que favorecem a opinião, o negacionismo, a qualificação, as fontes e a correção dos erros. Foi um vídeo bem interessante e a professora nos questionou se levaríamos ou não esse vídeo para sala de aula. Eu achei bem tranquilo, mas alguns colegas falaram sobre o excesso de informações e que elas poderiam ser trabalhadas por blocos. Outros colegas falaram sobre a incapacidade dos alunos de acompanharem o raciocínio do vídeo pela falta de base, o que eu achei um ato de subestimação. Depois, o assunto foi parar em comentários bem machistas, o que me irritou bastante. Não foi uma das melhores aulas devido a isso, infelizmente. Foi bem estressante.

18/10 - Semana Acadêmica de Letras.

25/10 - Redistribuição dos pontos das avaliações e delimitação das datas de entrega

A mostra de estágio aconteceria no dia 08/11. A entrega do diário de bordo do projeto ficou para o dia 04/12. Conversamos novamente sobre problemas na Central de Estágios e eu fiquei feliz de não estar fazendo estágio em escola.  A professora comentou sobre a tentativa de obrigarem a gente a registrar informações no webestágio e que ela recusou a proposta. Foi muito bom ver, mais uma vez, o empenho da professora para o nosso melhor.  As horas de estágio voltaram ao modelo do semestre passado porque os formulários ainda não estavam atualizados para esse semestre, o que nos deixou bem frustrados.  

01/11 - Organização da mostra de estágio (distribuição de temas e mais uma discussão sobre problemas com a documentação) - não pude comparecer neste dia, mas os meus colegas enviaram tudo o que foi passado no grupo do WhatsApp.




3. Mostra de Estágio

A mostra de estágio foi bem agradável e emocionante. Foi muito interessante ver as apresentações dos meus colegas e perceber o crescimento de todos nós com mais um semestre de estágio. A apresentação do meu grupo foi tranquila, fiquei feliz com o resultado e acho que conseguimos expressar os pontos mais importantes que envolveram o nosso trabalho dentro do projeto.

4. Planejamento: reuniões do projeto

As reuniões do projeto todas as quintas-feiras das 10:00 ao 12:00 em uma sala fixa do UDF e foram destinadas aos planejamentos dos encontros com os alunos. As professoras Dayse e Tatianne se revezaram para nos acompanharem nas reuniões, que aconteceram do final de agosto ao final de novembro de 2022.

25/08 - Nessa primeira reunião, o nosso grupo de estagiários era formado por mim, Isabela, Victor, Caio, Michel, Fátima, Marina e Ygor. Delegamos as responsabilidades fixas de cada um e eu fiquei com a organização do Planner, um aplicativo de gerenciamento de tarefas da Microsoft o qual o uso foi sugerido pela professora Dayse e que foi uma ferramenta muito importante e útil para nos ajudar na organização. O nosso grupo do WhatsApp também foi uma ferramenta muito importante, não só para a nossa comunicação, como também para a nossa organização, compartilhamento de ideias que foram surgindo em horários fora das reuniões/pedidos de feedbacks e postagem de lembretes. O grupo que a professora Suliane, coordenadora e idealizadora do projeto, criou com os estudantes também foi muito bom, inclusive porque alguns pais estavam presentes. Também fomos informados do número de encontros com os alunos (preferimos usar esse termo ao invés de aulas para não dar uma ideia de algo maçante/mais do que eles já veem na escola), que seriam 12. Os alunos são da escola CEF 03 de 8º e 9º anos e nesse momento ainda não sabíamos se iríamos aplicar as aulas na escola ou no UDF. As professoras Dayse e Tatianne destacaram que precisaríamos planejar os encontros com base nas habilidades da BNCC e pensando em metodologias ativas. A princípio, o número estimado de alunos era 20 e decidimos dividi-los em 2 grupos de 10 para um melhor aproveitamento dos alunos e atenção por parte de nós, estagiários. Já nós, estagiários, fomos divididos em duplas, onde cada dupla ficou com a responsabilidade de planejar um ou mais encontros (com direito à feedback das supervisoras e sugestões dos outros estagiários durante as reuniões) e aplicá-lo(s); os estagiários que não estivessem no centro da regência no dia do encontro de uma dupla que não fosse a sua, serviria como um apoio durante a execução das atividades e observariam as aulas. Gostaria de destacar que a professora Dayse foi muito assertiva na hora de sugerir o que cada estagiário poderia escolher como responsabilidade fixa, pensando cuidadosamente nas habilidades de cada um de nós, o que me fez sentir muito especial; foi uma atitude inicial muito importante para o ótimo resultado que tivemos com o nosso projeto. 

01/09 - Nesse momento, já havíamos definido as duplas e com qual/quais encontro(s) cada dupla ficaria, portanto, deveríamos ir para a segunda reunião com algumas ideias, para que com a ajuda das professoras e dos colegas desenvolvêssemos melhor e relacionássemos os encontros uns com os outros, promovendo uma sequência lógica de temas a serem abordados em cada um. Neste dia, conseguimos uma sala fixa no UDF para os nossos encontros, o que foi muito bom! A professora Dayse foi uma ótima mentora durante todo o projeto e nessa reunião, ela nos explicou detalhadamente como deveríamos fazer os planos de aula e sugeriu que usássemos o modelo da disciplina de Metodologia de Língua Inglesa II (que ela ministrou para nós nesse semestre) como base. Os planos deveriam estar prontos até o dia 05/09 (recebemos feedbacks aos poucos em todas as reuniões, o que foi muito importante para percebemos onde precisávamos melhorar)!

08/09 - Nesse dia, já havíamos feito uma votação no WhatsApp para definir os dias e horários dos encontros com os alunos: todas as terças e quintas das 14:00 às 16:30. Pela manhã, a professora Suliane foi até o CEF 03 para divulgar o nosso projeto e levar as fichas de autorização para que os pais dos interessados em participar assinassem. A participação no projeto pelos alunos foi voluntária, e apesar da grande oportunidade que os que decidiram participar e continuar perceberam que tiveram, estávamos muito apreensivos sobre o número de alunos que teríamos e se teríamos algum; conseguir alunos foi um processo um pouco lento, mas no final, mesmo com poucos, deu tudo certo. Já havíamos decidido os temas de cada encontro e os planos já tinham sido enviados para as supervisoras, portanto começamos a avaliar juntos, um a um, os planos. Foi um trabalho em equipe de verdade! Neste dia, infelizmente, o nosso colega Ygor precisou trancar a matrícula no UDF e saiu do projeto; foi uma grande perda, tenho certeza de que ele agregaria muito ao nosso projeto! 

12/09 - Neste dia, excepcionalmente, não tivemos a nossa reunião presencial devido à reunião da disciplina de Design Thinking para a turma da manhã, que seria no mesmo horário da nossa reunião. Porém, ficamos com a incumbência de ler e fazer um fichamento sobre o documento norteador do nosso projeto, Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, que deveria ser enviado por e-mail até o dia 22/09. Esse documento foi muito importante, não só para o projeto, como para o nosso próprio conhecimento como futuros docentes; é um documento que todos que trabalham dentro da Educação deveriam ler e com certeza agregará muito às nossas futuras práticas profissionais.

22/09 - Neste dia, tivemos a primeira parte da nossa reunião na nossa sala de costume, revisando os planos, e a segunda parte no Conecta, onde nos reunimos com a professora Suliane presencialmente e de forma online com os professores de outras disciplinas de outros cursos que estavam interessados em nos ajudar no projeto junto com os seus alunos, como o curso de Design Gráfico. Foi um momento bem legal e descontraído e tivemos a oportunidade de mesmo brevemente ter um pouco mais de contato com outros cursos.

29/09 - Neste dia, continuamos as avaliações dos planos e a professora Dayse nos enviou um link para registrarmos os recursos que precisaríamos para cada encontro (materiais e laboratório de informática), que seria repassado para a professora Suliane fazer o pedido dos materiais para o UDF e também para a professora Tatianne marcar com o pessoal responsável os dias que usaríamos os laboratórios, assim como um link para que cada dupla regente registrasse informações sobre o encontro que ficaram responsáveis, após a execução. O uso dos laboratórios de informática foi muito bom, nos permitiu executar diferentes tipos de atividades e os alunos adoraram!

06/10 - Fizemos os ajustes finais nos planejamentos e analisamos o PPP da escola com a professora Tatianne. Lemos coisas bem interessantes no PPP e chegamos à conclusão de que os ideais da escola batiam muito com a proposta do projeto!

13/10 - Dois dias antes, recebemos a informação de que professora Suliane havia ido à escola e conseguido somente 4 autorizações dos alunos e que ela iria no dia da nossa reunião novamente à escola para reforçar a divulgação do projeto, pedindo para que alguns de nós acompanhassem ela; eu não pude ir, mas alguns colegas foram, além das professoras Dayse e Tatianne. Portanto, a nossa regência que começaria no dia 18/10 precisou ser adiada. Neste dia, não tivemos reunião presencial novamente devido a apresentação dos trabalhos do Design Thinking, assim como a próxima reunião do dia 20/10. Foi um momento bem tenso para todos nós, nos sentimos muito frustrados e desesperançosos, mas todos que foram até a escola deram o seu melhor para mostrar aos alunos a grande oportunidade que eles teriam se decidissem participar do projeto.

27/10, 03/11, 10/11, 17/11 e 24/11 - A partir dessa semana, não pude mais estar nas reuniões de quinta-feira devido ao estágio que comecei, apenas nos encontros à tarde. As professoras entenderam bem, o que me deixou muito aliviada porque eu estava com medo de ter que sair do projeto! Mas todos reconheceram que eu havia ajudado muito presencialmente e que continuaria ajudando como conseguisse! Nessa semana, já tínhamos começado as regências e estávamos ansiosos e animados! A partir dessa reunião, todos já estávamos tranquilos, e o que foi passado pelos meus colegas é que, à medida que os encontros iam acontecendo, conversas sobre eles foram feitas nas reuniões, assim como feedbacks das professoras. Acredito que todas as reuniões foram importantes, mas a parte mais intensa das reuniões foi a destinada ao planejamento das aulas!





Print do nosso Planner.

Explicação feita pela professora Dayse sobre a elaboração dos planos de aula.

Temas dos encontros.

Segunda parte do encontro do dia 22/09.

Relatório dos encontros. O preenchimento dos relatórios foi um ótimo momento para refletirmos sobre a nossa prática docente, pensando no que poderíamos melhorar e no que deu certo.

Relatório dos encontros. Também foi um momento importante para expressarmos nossas frustrações e inseguranças diante da expectativa do que seria cada encontro.

5. Regência e observação: encontros com os alunos

25/10 e 27/10 - Esses encontros foram regidos pelo Victor e pela Isabela, onde ocorreu a recepção dos alunos e um momento para eles se reconhecerem e perceberem a sua identidade, além de falarem sobre o tema Fake News, desenvolvendo o pensamento crítico dos alunos ao consumirem e produzirem notícias. No primeiro encontro, a professora Suliane aplicou um teste de inteligências múltiplas, onde todos (inclusive nós) participamos. Foi um momento bem legal! Foi muito bom finalmente conhecer os alunos, depois de tantas semanas aflitos sem saber se teríamos alunos. Todos gostaram do resultado do teste e eu me surpreendi bastante em como o resultado do meu teste foi certeiro! Foi um momento muito importante para que os alunos e todos nós começássemos o projeto com o reconhecimento de que todos somos bons em alguma coisa e temos alguma coisa pra acrescentar. Foi muito interessante observar os meus colegas Victor e Isabela na regência do encontro! Os dois deram aulas muito boas e com certeza serão ótimos professores. Os alunos criaram um carinho especial por eles já no primeiro encontro!

01/11 e 03/11 - O primeiro encontro foi regido pela Vitória e Marina e o segundo pela Marina e Fátima. Os temas foram, respectivamente, Introdução aos Direitos Humanos e Personalidades importantes e leis dos Direitos Humanos. Os dois foram feitos no Laboratório de Informática (também usamos um fixo para todas as aulas). No dia 01/11, apenas um aluno compareceu e como a aula contava com uma grande participação dos alunos e interação entre eles (afinal, planejamos tudo baseado na metodologia ativa), a Vitória e a Marina passaram um vídeo introdutório para o aluno que foi e comentamos um pouco com ele sobre, o que foi bom, pois o aluno é autista e aproveitou muito essa atenção especial! Inclusive, ele e o nosso outro aluno autista participaram muito das aulas e são muito inteligentes! A segunda parte da aula ficou para o próximo encontro, onde foi feita uma dinâmica parecida com o jogo Perfil sobre personalidades importantes para os Direitos Humanos, pesquisando a personalidade que havia sido selecionada para cada um e criando dicas para que os outros colegas adivinhassem, além de uma atividade em que os alunos recebiam uma lei dos Direitos Humanos e faziam um desenho/texto sobre e um momento para fixar o conceito de alguns conceitos dos Direitos Humanos, relacionando os conceitos às suas devidas explicações. Também foram passados vídeos de séries que retratavam o racismo para refletirmos! Foi uma aula bem produtiva e as meninas foram muito dinâmicas durante a regência! Os alunos adoraram e nós também!

08/11 e 17/11 - Esses foram os dias das minhas regências junto com a minha dupla, o Michel. Cheguei um pouco atrasada nesse dia por conta do ônibus, mas no final deu tudo certo. Nós trabalhamos muito nos nossos planos de aula, sempre procurando fazer mudanças que deixassem o resultado final o melhor possível. Uma mudança significativa que fizemos no nosso plano foi a inserção do Jogo dos Privilégios; a aplicação não foi muito bem o que imaginávamos, já que nesse dia só dois alunos compareceram e eles estavam cansados (as professoras Dayse, Tatianne e Suliane também participaram do jogo junto com os estagiários que não estavam regendo, mas mesmo assim não ficamos muito felizes com o resultado - acreditamos que a aplicação ficou até meio confusa, além da interação dos alunos não ter sido muito intensa devido ao cansaço eles, o que compreendemos mas ficamos meio frustrados porque trabalhamos muito para entregar uma aula boa e no final não foi tão boa pelos motivos citados aqui). Eu havia pensado em passar um vídeo do Youtube de um jogo que já havia sido feito, mas pela falta de tempo preferimos não colocar e acreditamos que isso fez falta na hora dos participantes do jogo entenderem a dinâmica do jogo (você deveria dar um passo à frente se nunca tivesse passado por determinada situação, ou seja, quanto mais você desse passos, mais significava que você era privilegiado). A professora Suliane também nos questionou sobre as fontes dos dados de situações de preconceito no Brasil que colocamos nos slides; a maioria eram de revistas que eu considero válidas como Exame e Estadão, mas a professora gostaria que tivéssemos colocado mais fontes como o IBGE, que colocamos em alguns dados. O slide que utilizamos no nosso primeiro dia de regência está anexado abaixo. O segundo dia de regência foi mais legal, a meu ver. Apesar de somente um aluno estar presente e não estar muito interessado na atividade proposta para a aula (uma colagem que abordasse tudo o que já tínhamos visto até aqui - direitos humanos, preconceito), eu e os outros estagiários colocamos a mão na massa e nos divertimos bastante, inclusive mais do que o próprio aluno. As fotos das colagens seguem em anexo abaixo. Ps: passamos a música Construção de Chico Buarque e um dos nossos alunos autistas, que já comentei aqui que foi um dos que mais participou das aulas no geral, se empolgou e cantou em alto e bom som mesmo sem conhecer a música, o que foi o ponto alto da nossa aula! Foi bem gratificante ver o aluno se entregando à música, assim como em outras atividades em que ele teve uma intensa participação. Pena que não gravamos! Nesse encontro, também passamos dois vídeos bem impactantes: um sobre o teste da boneca (Doll Test - Os efeitos do racismo em crianças (POR) - YouTube) e outro motivacional sobre as nossas diferenças (Sim, somos diferentes! - YouTube), além de passarmos uma produção textual sobre as nossas diferenças, que segue abaixo em anexo. A professora Tatianne foi muito importante para a primeira regência em especial, pois nos ajudou a criar as perguntas do Jogo do Privilégio de forma indireta, já que estávamos lidando com crianças.

10/11 - Passeio para o Senado! Somente alguns estagiários estavam presentes nesse dia (Gabriel e Fátima) e a professora Suliane. Infelizmente, apenas uma aula pôde ir ao passeio, mas os relatos foram de que ela adorou! As imagens seguem abaixo.

22/11 - Esse foi o penúltimo encontro do projeto, que acabaria mais cedo pela presença de poucos alunos em praticamente todos os encontros (havíamos planejado a produção de um curta, mas decidimos que não fazia mais sentido pela pouca quantidade de alunos, então mantemos apenas a produção da Newsletter. Esse encontro foi regido pela Isabela e pelo Victor e foi bem legal. Tivemos a presença de 4 alunos, que foram os alunos que ficaram até o final do projeto, apesar de nem sempre todos estarem presentes. A primeira parte da aula foi uma retrospectiva dos nossos encontros anteriores e os temas que foram vistos em cada uma, o que contou com um slide bem fofinho feito pelos regentes que segue abaixo! Achei muito legal e importante essa retrospectiva para que os alunos tivessem uma sensação de progresso, o que de fato, eles tiveram! No projeto em geral, consegui identificar elementos importantes da metodologia ativa e Design Thinking, o que foi bem satisfatório. Ver eles elementos serem aplicados na prática me fez enxergar de uma forma real a importância deles na aprendizagem significativa! Na segunda parte da aula, os alunos deveriam escolher uma notícia boa sobre direitos humanos e escrever um texto de até 280 caracteres (o formato de um tweet) falando sobre a opinião deles sobre. Ao final dessa aula, os estagiários regentes entrevistaram os alunos sobre as impressões deles sobre o projeto e gravaram a voz deles sem eles saberem, o que resultaria em um vídeo emocionante para o nosso último encontro!

29/11 - Último encontro! Se eu pudesse resumir esse encontro em três palavras seria: gratidão, despedida e choro! Foi regido novamente pela Isabela e pelo Victor e 3 dos 4 alunos estavam presentes, além de todos os estagiários e todas as professoras. A última atividade do projeto seria a formulação de um projeto de lei para promover os direitos humanos no Brasil. O vídeo com imagens dos encontros e a voz dos alunos no fundo também foi mostrado e nos emocionamos muito, além de um momento em que alguns de nós (estagiários e professoras) falamos um pouco sobre o projeto, agradecendo e reconhecendo o sucesso dele, apesar de tudo. As professoras nos elogiaram bastante o que nos emocionou muito, inclusive a professora Tatianne quase chorou e eu também! Todos agradecemos os alunos e eu tive a oportunidade de abraçar cada um. Ao final, fizemos um lanchinho delicioso, fechando o nosso projeto com chave de ouro! Link do vídeo final: Trilha da Vida - Google Drive <3 (infelizmente, a Newsletter ainda não está pronta, mas o conteúdo dela está em um link dentro dos slides)!

25/10: a professora Suliane foi buscar os alunos na escola. Revezamos entre nós e ela para realizar essa tarefa, assim como a de levá-los de volta à escola ou para a parada de ônibus.

Os alunos chegando no UDF com a professora Suliane no dia 25/10.

Regência do dia 25/10: 7 alunos (Conecta - eu já havia utilizado esse espaço no projeto Na Moral e fiquei muito feliz que pudemos usá-lo novamente! É um espaço muito bom, com muitos recursos e que dão uma sensação de aula diferenciada! Com certeza os alunos amaram também!

Regência do dia 27/10 (Laboratório de informática).

Regência do dia 27/10 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 27/10 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática). Um dos nossos alunos autistas, o Miguel, se empenhando na atividade!

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 08/11 (Conecta).

Regência do dia 08/11 (Conecta).

Regência do dia 08/11 (Conecta).

Regência do dia 08/11 (Conecta).

Regência do dia 08/11 (Conecta).

Regência do dia 08/11 (Conecta).

10/11: visita ao Senado

10/11: visita ao Senado

Regência do dia 17/11 (Conecta).

Regência do dia 17/11 (Conecta).

Regência do dia 17/11 (Conecta).

Regência do dia 17/11 (Conecta).

Regência do dia 17/11 (Conecta). Um dos nossos alunos autistas, Hebert, um menino muito inteligente e que fala japonês!

Regência do dia 17/11 (Conecta).

Regência do dia 22/11 (Conecta).

Regência do dia 29/11 (Sala). Um dos momentos mais fofos do projeto!

Regência do dia 03/11 (Laboratório de informática).

Regência do dia 27/10: 5 alunos (Laborátorio de informática).

6. Conclusão

O que eu posso concluir com a minha participação no projeto Trilha da Vida é que, realmente, a docência não é uma tarefa fácil, além de ser totalmente imprevisível e algumas vezes frustrante, mas que no final tudo vale a pena. Não obtivemos o resultado que idealizamos, principalmente pela pouca quantidade de alunos que permaneceram conosco, mas com certeza a presença de cada um dos 4 alunos agregaram muito ao projeto e à nossa prática docente. Todos são muito especiais, cada um com o seu jeitinho e apesar de em alguns momentos não terem podido participar ou estarem cansados (isso também aconteceu conosco), participaram bem de todas as atividades propostas. Fico muito feliz e grata por ter participado mais uma vez de um projeto do UDF e ver que eu consegui aperfeiçoar habilidades, que foi um dos motivos pelo qual eu escolhi participar do projeto. Gostaria de destacar que, no geral, todas as professoras e todos os meus colegas foram peças importantes para o sucesso do projeto e que todos contribuíram de alguma forma com conhecimentos, experiências e perspectivas. Foi um verdadeiro trabalho em equipe! VALEU, TRILHA DA VIDA!